peticao inicial 1
O Petição Inicial é para aqueles que precisam enfrentar o balcão do cartório, o processo, o juiz, o oficial de justiça, o cliente, os livros, a internet e as contas no fim do mês.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Quanto vale o seu tempo?

Isso acontece bastante com o advogado iniciante (e nem só com iniciantes). A pessoa liga no seu escritório querendo tirar umas dúvidas. Ai você pergunta se ela quer marcar uma consulta.

"Não não, eu queria só trocar umas idéias, é rapidinho".

Nesses casos, é bom ser direto: "Tenho um horário para as 16 horas. A consulta é R$ 200,00, senhor".

O advogado deve cobrar consulta. Não importa se é iniciante ou não. Qualquer que seja o nome dado, troca de idéias, conversa ou qualquer outro, o fato é que estará sendo consultado e isso tem um valor econômico.

Muitas pessoas pensam que o advogado trabalha apenas quando escreve petições em um processo. Na verdade não podemos culpá-los, muitos advogados parecem também pensar assim. Pelo menos é essa a mensagem que você passa a um cliente, quando você o atende, esclarece suas dúvidas, orienta-o e, depois de tudo isso não cobra consulta.

O que o advogado tem a oferecer? Seu tempo e seu conhecimento. Eles têm algum valor para você? Então cobre por eles. Seja o primeiro a valorizar seu trabalho. Lembre-se, você depende dele para sobreviver.

Não sabe o quanto cobrar? Oriente-se pela tabela de honorários da OAB, disponível nos web sites das subsecções. Mas cobre, isso inclusive irá refletir no seu conforto e satisfação com o ofício que escolheu para desempenhar. É bom ter uma retribuição pelo seu trabalho.

Algumas vezes o iniciante fica com medo de cobrar e peder o cliente. Se isso acontecer, não se preocupe: um cliente que não paga não vale a pena e não fará falta no orçamento do escritório (existem exceções, pro bono, etc. Mas estamos falando de maneira geral).

Importante, a conseqüência de dar valor ao seu trabalho vai muito além do seu bolso e satisfação com o exercício da profissão: estará contribuindo com a valorização de toda a advocacia.

Pense nisso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário