A principal fonte do direito no nosso sistema jurídico é a lei. Mas qualquer pessoa que tente advogar tem que reconhecer a importância enorme e crescente da jurisprudência.
Para o advogado conhecer a jurisprudência de sua área de atuação é essencial, pré-requisito para a prática profissional. Conhecer teses já provadas, evitar teses já rejeitadas, pode fazer muita diferença na qualidade do serviço prestado aos seus clientes.
Aprender não somente a ler, mas comprender a jurisprudência e como pensam os julgadores é habilidade que se constrói aos poucos, através da dedicação continuada. E essa dedicação continuada inclui ler jurisprudência de áreas fora da nossa atuação corriqueira. Melhora o raciocínio jurídico, abre horizontes e acrescenta conhecimento, que no caso do advogado, nunca será demais.
Um jeito prático e que consome pouco tempo para exercitar diariamente o estudo da jurisprudência variada, é a leitura de informativos de jurisprudência dos próprios tribunais.
Um deles, importantíssimo, é o sistema Push do STJ. Basta se cadastrar e receberá na sua caixa de e-mails um resumo de decisões recentes em setores variados.
Vale a pena.
Quem ainda não conhece e quiser experimentar, basta clicar aqui para ser direcionado à página do Push.
Nenhum comentário:
Postar um comentário