Esta foi a pergunta que recebi de um colega em início de carreira. Escritório de Advocacia precisa de um banco de dados? Saiba que o mais importante capital do seu negócio não são os livros ou o seu conhecimento jurídico propriamente dito, mas o seu cliente. Cativá-lo e tê-lo sempre é muito importante. Um cliente satisfeito é um multiplicador de clientes. Por isso é muito importante que você tenha um banco de dados de seus clientes, tanto para melhor conhecê-los, categorizá-los, como para apresentar um novo serviço, etc. Saber para quem oferecer o quê é de suma importância. Mas, quando estamos começando, nem sempre dispomos de um programa de gerenciamento do escritório, como o
sisea(1), até porque não temos muito o que gastar... Então,
quem não tem cão caça com gato e estou pra dizer que, as vezes, o gato até é mais prático. Vamos dar um exemplo à mão para quem usa o sistema operacional (r)Windows e tem à sua disposição o pacote Office. Trabalhe então com o programa Access. Fácil e intuitivo pode ser a solução inicial para controle e cadastro de clientes. Outra opção, para
quem caça com o rato, é o OpenOffice, que é
gratuito. O similar do Open para o Access é o OpenOffice Base. Taí uma dica para começar a se organizar.
Por RMB
(1)
o Sisea tem uma versão gratuita para baixar que não tem um tempo fixo para testes, mas só pode ser utilizado com até 3 usuários, 100 pessoas e 100 contas contábeis para cadastrar, depois você deve comprar a licença do programa.
Gostaria de deixar consignado que uso o GR8 (gratuito) pode ser baixado no baixak, ou outros sites de download, é ótimo, vale a pena. Ele emite recibos, relatórios, cadastra clientes (completo), e não possui limitações. Abraços a todos...
ResponderExcluir