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O Petição Inicial é para aqueles que precisam enfrentar o balcão do cartório, o processo, o juiz, o oficial de justiça, o cliente, os livros, a internet e as contas no fim do mês.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

SALA DE ESPERA

O bom é que o cliente não fique esperando. Advogado não precisa submeter o cliente ao suplício que os médicos costumam submeter os pacientes: chá-de-cadeira na sala de espera. Isto não é charme, é desrespeito! O ideal é atender sempre no horário combinado, isto valoriza muito mais o profissional, que é expert em cumprir prazos. Nem sempre temos o gabinete/escritório que gostaríamos ter, mas saiba que você tem que ter orgulho dele e nunca se acanhar. É importante a boa aparência do escritório? É. Mas além de aparência não ser tudo, a própria aparência é composta por um conjunto de coisas e não pela mera suntosidade do local. Muito cuidado, local suntuoso também espanta cliente, em especial quando o seu público é composto por pessoas mais simples. Outra: a sala de espera, além de servir como local agradável para espera momentânea, também serve como forma de descontrair/acalmar o seu cliente que veio tenso. Assim, a água mineral, o chazinho ou o cafezinho, além da balinha são um bom complemento. Mas, vamos a algumas dicas para uma boa sala de espera:
1) deve ser aconchegante, sóbria e principalmente limpa. Não importa que no inicio seja o próprio advogado que faz a limpeza, mas tem que ser bem feita! Não se esqueça do arejada!
2) deve ter um/uma atendente eficiente. O que é uma atendente eficiente? A eficiência começa pela aparência deste atendente (que no início pode ser você, um parente, um estagiário ou mesmo uma secretária com curso superior em secretariado trilingüe!). A aparência deve ser sóbria. Nada de roupas espalhafatosas, chamativas, curtas, sensuais, etc. Nem na praia a sua secretária pode atender de biquini! (rsrsr). Outra, este atendente tem que ter um mínimo de profissionalismo, mesmo que seja sua namorada. O linguajar deve ser cognoscível ao seu cliente e compatível com a sobriedade de um escritório de advocacia. Nada de gírias, a não ser que ele só fale neste idioma... O ideal, ao atender o cliente, tratá-lo pelo nome e, se previamente agendado, dizer que o Advogado Fulano (você) o está aguardando e que em breve irá atendê-lo. (em breve mesmo).
3) revistas para leitura ou jornal, só novos ou seminovos. É o fim da picada você pensar que vai agradar com a Veja que anunciou o primeiro mandato do Lula! Se você saiu em algum jornal em alguma matéria (não na página policial) é bom colocar a matéria num quadro ou encadernar com outras para que o seu futuro cliente possa ver. Isto pode dar a certeza que faltava, para o cliente, que está com o advogado certo.
Quem tem livros publicados, por favor, os deixe para leitura na sala de espera. E se você não tem nada disso para colocar na sala de espera? Aí você tem mais um bom motivo para que o cliente não fique esperando...
Por RMB

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