Que bom que chegou o momento de crescer, e você deixará de ser o único advogado da banca, para acrescentar ou um novo sócio ou associado ou contratar um advogado. Bom, vamos dar a primeira e importante dica: faça um manual de procedimentos. Não, não vá confundir com um tratado de procedimentos. É um livretinho com poucos páginas, mas com as regras báscias de comportamento que se espera de todos os colaboradores do seu escritório, advogados, estagiários, secretária, paralegal, etc. Segundo Miranda Guimarães, "O fato de dispormos de certas regras básicas por escrito não só fornece ao novo funcionário um conceito do tipo de comportamento que dele se espera, como aos funcionários antigos um constante lembrete da forma ideal de como devem continuar trabalhando e, ao advogado titular ou administrador do escritório, o retrato perfeito do perfil adequado a cada função a preencher". Uma sugestão é que este manual diga desde premissas básicas como vestimenta, passe por horários, pontualidade, horas extras, feriados, folgas, viagens, faltas, uso de equipamento e material, além de tocar no importantíssimo assunto de sigilo profissional (que não envolve só advogados, mas todos os colaboradores).
Por RMB
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