peticao inicial 1
O Petição Inicial é para aqueles que precisam enfrentar o balcão do cartório, o processo, o juiz, o oficial de justiça, o cliente, os livros, a internet e as contas no fim do mês.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

REALIZANDO AUDIÊNCIAS COM SUCESSO!

Um bom desempenho em audiência pode fazer toda a diferença em um processo. Muitos casos se decidem nesse importante evento processual.

Por outro lado, fazer audiência para quem se inicia na carreira nem sempre é fácil. Algumas são literalmente uma dor de cabeça. Isso quando não se transformam em dor de estômago, insônia e assemelhados. Exagero? Não, senhor. Se você nunca apresentou um dos sintomas acima, com certeza conhece alguém que sofre muito com audiências, especialmente as de instrução.

Com o tempo as coisas mudam. A prática e a experiência acabam trazendo aquela segurança e tranqüilidade que gostaríamos que nos acompanhasse desde o primeiro dia como advogados.

Mas existem algumas coisas simples que se pode fazer para melhorar seu desempenho logo no início. A propósito, tenho a satisfação de participar com um dos instrutores do curso Realizando Audiências com Sucesso, na Escola Superior da Advocacia. O curso já foi realizado em várias subseções do Paraná e os colegas têm recebido muito bem o conteúdo. Aliás, a ESA tem muito a oferecer aos advogados, não apenas no que se refere a audiências, mas em todas as áreas da prática da advocacia.

Para os leitores do Petição Inicial trazemos hoje uma dica que até parece óbvia, mas é muito negligenciada: durante a audiência, não confie apenas em sua memória. Use um apoio. Pode ser uma cópia dos autos, um resumo, esquemas ou outro tipo de anotação que esteja familiarizado, mas não vá de mãos vazias.

Durante a audiência o advogado precisa prestar atenção nos depoimentos, nas reperguntas da parte contrária, nas perguntas do magistrado, em alguma nulidade que possa estar ocorrendo e necessite de pronta resposta, alguma outra demanda de atenção inexperada. Com tudo isso acontecendo pode ser difícil manter o foco sem nada para se apoiar. Acaba acontecendo de faltar uma pergunta importante, deixar passar uma decisão que deveria ter sido agravada. Com um apoio você pode liberar mais de sua atenção e raciocínio para perceber o que ocorre no momento e executar sua estratégia previamente traçada.

Um comentário:

  1. Bom dia!
    Sou uma advogada iniciante, ainda não fiz minha primeira audiência, mas só de pensar já sinto os sintomas acima citados...
    Gostei muito do site e agora vou sempre acompanhar.
    É muito bom saber que têm pessoas que se preocupam e ajudam a nós, os pobres advogados em início de carreira.
    Obrigada.!
    Christiane

    ResponderExcluir