peticao inicial 1
O Petição Inicial é para aqueles que precisam enfrentar o balcão do cartório, o processo, o juiz, o oficial de justiça, o cliente, os livros, a internet e as contas no fim do mês.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

O PROCESSO NÃO ANDA E DE QUEM É A CULPA?

Essa história não é nova. O advogado tem 5 dias para uma manifestação, ou 15 dias para contestar, etc. Se não cumpriu: preclusão (art. 183 CPC). Não fala mais, fora outras penalidades, como não poder fazer prova, etc. O juiz, se o despacho for de mero expediente, tem 2 dias ou se decisão, tem 10 dias para prolatar. (art. 189 do CPC, e no futuro CPC, art. 196 , terá 5 dias para despacho de expediente, 10 para decisão e 20 para sentenças). Se não exara o despacho no prazo? Justifica ou fica quieto. Só despacha, como se não houvesse prazo. Nem vamos falar da escrivania... O processo se arrasta e de quem é a culpa? No consciente coletivo é do advogado. Como disse o atual presidente da Ordem "não podemos ser transformados em bodes expiatórios dos problemas que o Judiciário não consegue resolver, seja por incompetência, omissão ou qualquer outra coisa que não convém mencionar". Ophir Cavalcante Junior.
(Foto: Eugenio Novaes)

E aí vem a pergunta: o que você faz, como advogado, para mudar esta imagem?

Por RMB

4 comentários:

  1. COMO FUNCIONARIA DO JUDICIÁRIO ME SINTO NA OBRIGAÇÃO DE DIZER QUE INFELIZMENTE MUITOS SÃO OS FATORES QUE LEVAM A SITUAÇÃO DE CAOS,,FALTA TUDO PARA PODERMOS DAR UM ATENDIMENTO ADEQUADO A POPULAÇÃO E AOS ADVOGADOS..NAO E FACIL PARA NOS TAMBEM...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O porem da questão! o seu salario e dos demais funcionários do judiciário cai na conta todo mês...

      Excluir
  2. Em abril ,considerando que havia um valor penhorado em um precatorio que estava disponivel para eu receber ,e que o valor penhorado não atingia 30% do que estava disponivel ,minha advogada entrou com uma petição para que fosse subtraido do credito e me restituisse o restante,estamos em outubro,e até agora nada.

    ResponderExcluir
  3. o processo do meu irmão de exceção de suspeição foi incluída na pauta de julgamento, com dia horas marcada e não aconteceu nada, o que a família pode fazer?

    ResponderExcluir