peticao inicial 1
O Petição Inicial é para aqueles que precisam enfrentar o balcão do cartório, o processo, o juiz, o oficial de justiça, o cliente, os livros, a internet e as contas no fim do mês.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Há sempre uma área que vai bem

Para os colegas que estão começando em tempos de crise mundial uma boa notícia: na advocacia parece sempre haver uma área que dá bom retorno, independentemente do tipo de percalço pelos quais passa a economia.

Quem tiver oportunidade vale a pena ler matéria da edição 941 da revista Exame entitulada "Eles sempre se dão bem". Eles, no caso, são os advogados. O texto assinado por Renata Agostini dá notícia de que até o ano passado, a área de fusões e aquisições e aberturas de capital eram o filão lucrativo dos grandes escritórios, mas agora, com a crise entre nós, eles estão correndo para atender os pedidos de recuperação judicial. E parece que uma recuperação judicial pode render mais que uma emissão de ações. Para ilustrar, foi narrado o caso do advogado que conseguiu ganhar no máximo 1,2 milhão de reais em uma abertura de capital, mas já garantiu uma receita de pelo menos 4 milhões em honorários numa recuperação judicial.

Tudo bem, eu concordo que pode ser um pouco difícil contratar 4 milhões de honorários no charmoso escritório de 30 metros sediado no interior do Estado e formado por uma grande equipe de dois experientes advogados com 6 meses de inscrição na OAB, mas o caso serve de motivação.

Voltando à conversa séria, para quem faz de tudo, ou está procurando agora uma área para começar, ver o que tem alta demanda no momento pode facilitar a decolagem do escritório. Não quer dizer que o advogado deve correr atrás da recuperação judicial, mas estar atento às necessidades dos clientes potenciais pode ser extremamente útil na escolha da direção a ser tomada. E sempre haverá alguém em uma determinada situação precisando de advogados.

Como disse o diplomata e advogado americano Joseph Choate, citado na frase de abertura da matéria em comento, "Não se pode viver sem os advogados. E, certamente, não se pode morrer sem eles".

Nenhum comentário:

Postar um comentário