peticao inicial 1
O Petição Inicial é para aqueles que precisam enfrentar o balcão do cartório, o processo, o juiz, o oficial de justiça, o cliente, os livros, a internet e as contas no fim do mês.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Legislação e Jurisprudência

Com a constante alteração de diplomas legislativos não é fácil manter material atualizado no escritório, principalmente se na advocacia de início de carreira o advogado atuar em áreas variadas e distintas. E nós sabemos que aquele vade mecum universitário não tem tudo o que você precisa.

Felizmente hoje temos a internet, com informação gratuita em profusão. O único problema é uma ferramenta de pesquisa prática, que te economize o tempo e a quantidade de sites que é preciso visitar para concluir o trabalho.

Para pesquisa de jurisprudência temos os sites de cada tribunal. Para legislação é comum acessar o planalto.gov.br. Mas uma ferramenta prática, que nem todos conhecem, permite a pesquisa simultânea de legislação, jurisprudência e proposições legislativas: o LEXML. Muito prática, com um visual limpo ao estilo Google, como você pode ver na imagem abaixo, provê agilidade e produtividade à pesquisa jurídica.



Existe ainda a opção de busca avançada, onde poderá fazer sua pesquisa por autoridade emitente, por tipo de documento, por período entre outros.


O resultado aparece em uma lista organizada ordenada por data ascendente, data descendente, título ou relevância.


Ferramenta muito prática e útil. Vale a pena experimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário