peticao inicial 1
O Petição Inicial é para aqueles que precisam enfrentar o balcão do cartório, o processo, o juiz, o oficial de justiça, o cliente, os livros, a internet e as contas no fim do mês.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

MUNDO JURIDICO

Coluna do dia 05/07/2012. Hoje Maringá. Por RMB
COADEM
Conselho de Colégios e Ordens de Advogados do Mercosul
Assumiu neste mês a presidência pro tempore do Coadem a Argentina, através do advogado Carlos Andreucci. O Coadem tem como membros plenos a Federación Argentina de Colegios de Abogados (FACA), o Colegio Nacional de Abogados de Bolivia, Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Colegio de Abogados de Colombia, Federación Nacional de Abogados del Ecuador, Colegio de Abogados del Paraguay, Colegio de Abogados de Lima, Colegio de Abogados del Uruguay e como membros observadores  Colegio de Abogados de Chile e Ordre des Avocats au Barreau de la Guyane. Vale lembrar que a presidência anterior era exercida pelo Paraguai. O mandato é de dois anos, de 2012 a 2014.

PARAGUAI
O Colégio de Advogados do Paraguai manifestou
É desalentador o que está ocorrendo no Mercosul ao arrepio de tratados internacionais, em especial o art. 19 da  Carta da OEA (Organização dos Estados Americanos), e a  Resolução 2625 da ONU, na sessão XXV de 24 de outubro de 1970. Mas isto é o menor, já que a pretexto da "democracia", o vice-presidente do Parlasul, por ser paraguaio, foi impedido de participar de uma sessão do parlamento (noticiado em toda imprensa)  e agora, com o último baluarte da resistência a Venezuela suspenso, que foi o Paraguai, afastado sumariamente do Mercosul, ocorreu o ingresso da "democrática" Venezuela, ao arrepio do próprio tratado de Assumpção e Protocolo de Ouro Preto e sob protestos do Uruguai com a denúncia da pressão da senhora presidente do Brasil, Dilma Roussef. Mas a grande questão, para o mundo jurídico está na posição que tomará a OAB no Conselho das Ordens e Colégios de Advogados do Mercosul diante do manifesto do Colegio de Abogados del Paraguay (que pode ser lido na integra no http://www.colegiodeabogados.org.py/descargas/Informe-JUICIO-POLITICO-COADEM.pdf). Será que a presidente do Brasil também fará pressão sobre a OAB?

ENDEREÇO DOS ADVOGADOS PARANAENSES
OAB Informará
Dentro de 30 dias, a partir desta quarta-feira (4), a OAB Paraná disponibilizará em seu portal na internet o endereço profissional de todos os advogados inscritos na Seccional. A medida está prevista na Resolução nº 4/2012, publicada nesta terça-feira (3), pela diretoria da OAB Paraná. Em atendimento ao Provimento 95/2000 do Conselho Federal e a dispositivos do Regulamento Geral e do Estatuto da OAB, os advogados não terão a opção, anteriormente oferecida, de não divulgar o endereço profissional. A mesma resolução estabelece os procedimentos para atualização de endereços e dados cadastrais. Informação repassada pela Assessoria de Comunicação da OAB/PR. Acredita-se que seja tudo pela transparência (?).

Nenhum comentário:

Postar um comentário