peticao inicial 1
O Petição Inicial é para aqueles que precisam enfrentar o balcão do cartório, o processo, o juiz, o oficial de justiça, o cliente, os livros, a internet e as contas no fim do mês.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O PROCESSO NÃO ANDA E DE QUEM É A CULPA?

Esta foi uma postagem que fizemos a algum tempo no blog onde apresentamos a fala do ilustre Ophir Cavalcanti falando sobre as mazelas do judiciário, mas também foi a enquete que esteve até a pouco no blog. 50 internautas responderam o questionamento. 4% acham que a culpa é do advogado (socorro!). 30% do juiz. 62% do sistema e 4% acham que é outra coisa (que outra coisa?).
O que esta enquete revelou? Revelou que para a maioria dos internautas que responderam, a verdade é que não sabemos exatamente o que está errado. O que é o sistema? É o juiz, o advogado, o cliente, o escrivão, o oficial de justiça, o próprio poder judiciário, o processo, a legislação, é tudo ou é nada...
Nós precisamos urgentemente saber quem é o quê no sistema e identificar o problema. Se o problema realmente for o sistema, tá na hora de mudar do sistema do direito civil (civil law) para o direito comum (common law). Tá na hora de eleger um juiz em vez de contratá-lo através de concurso. Tá na hora de ter um juri civil soberano para todas as questões (pelo menos ia acabar a farra de impostos...). Da população ser e fazer a justiça e não delegá-la para um técnico. Tá na hora de qualquer cidadão poder requerer diante do judiciário sem a obrigação da assessoria técnica. A enquete revelou que para este pequeno grupo de internautas tá na hora de rever o Judiciário e a Justiça no Brasil.
Por RMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário